Secretaria de Meio Ambiente promove oficinas de compostagem de resíduos orgânicos

0

A Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté, visando estimular a adoção de boas práticas sustentáveis, inicia neste mês de abril oficinas de compostagem de resíduos orgânicos. A escola Madre Cecília será a primeira a receber o projeto.

Nos próximos meses, outras unidades escolares e prédios públicos serão contemplados. Escolas e grupos interessados nessa prática sustentável também podem participar do projeto, solicitando o agendamento na Secretaria de Meio Ambiente.

O objetivo do projeto é orientar quanto à importância do reaproveitamento de matérias orgânicas e capacitar tecnicamente para realização do processo de compostagem, dando ênfase à importância e o benefício do composto final, que é feito a partir da reutilização dos resíduos orgânicos (restos de verduras, legumes, cascas de frutas) gerados na própria escola/casa/instituição e que poderão ser utilizados posteriormente como adubo no preparo de hortas, vasos e jardins.

A compostagem é um conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos por meio da ação de micro-organismos. O processo permite a redução e carga de lixo a ser encaminhada aos aterros sanitários, pois transforma o resíduo orgânico em composto estabilizado, rico em húmus e nutrientes minerais, com atributos físicos, químicos e biológicos superiores àqueles encontrados nas matérias primas, permitindo que seja utilizado como adubo.

Os interessados em participar da Oficina de Compostagem de Resíduos Orgânicos podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (12) 3624-4195 ou através do e-mail pmt.meioambiente@taubate.sp.gov.br

LEAVE A REPLY

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.