Taubaté reforça Campanha de Vacinação contra Febre Amarela

0
A Secretaria de Saúde de Taubaté inicia, a partir deste sábado, 3 de fevereiro, novas estratégias para reforçar a campanha de vacinação contra a febre amarela e aumentar a cobertura vacinal no município.
O novo plano de trabalho prevê o aumento em cerca de 30% do total de profissionais envolvidos na campanha, mutirões de vacinação casa a casa, expansão dos postos de vacinação e de unidades abertas aos sábados.
A prioridade é elevar o percentual de cobertura, que hoje está em 12,65%. A Secretaria de Estado da Saúde estabelece como meta a vacinação de 95% da população de Taubaté.
O momento é de alerta. A população precisa colaborar e comparecer às unidades para receber as doses fracionadas da vacina.
Corredor
Após a confirmação do vírus da febre amarela em um macaco encontrado no bairro do Areão no final do ano passado, foi mapeado um corredor ecológico composto por áreas de mata que segue até o Barreiro. Todos os moradores em um raio de 300 metros a partir deste corredor precisam ser vacinados. Para isto,  a vacinação casa a casa, que acontece neste sábado em bairros da zona rural, também terá início neste corredor com a participação de equipes das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Planalto, Santa Isabel e do Pamo Santa Fé. A vacinação neste corredor contará com o apoio de equipes do Qualist e do Consultório na Rua durante a semana.
ESF
A partir de segunda-feira, dia 5 de fevereiro, até o final da campanha, todas as unidades de ESF de Taubaté passarão a fazer a vacinação casa a casa. Taubaté possui atualmente 24 equipes de ESF responsáveis pelo atendimento de 23.114 famílias, o que representa 76.738 pessoas.
Carnaval
No dia 10 de fevereiro, Sábado de Carnaval, a Secretaria de Saúde pretende abrir duas unidades para a vacinação das 8h às 17h. São elas o Pamo São Pedro e o Pamo Três Marias 2.
Campanha
Além disto, a campanha em Taubaté continua em 27 unidades de saúde até o dia 17 de fevereiro. As unidades funcionam sem intervalo de almoço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. E quatro unidades estão com horário estendido de atendimento ao público, até as 20h: UBS Mais Independência, Fazendinha, Mourisco e Aeroporto.
Outras estratégias podem ser adotadas, conforme a divulgação das prévias de vacinação pela Vigilância Epidemiológica de Taubaté.

LEAVE A REPLY