Taubaté registra casos suspeitos de febre amarela

0
A Vigilância Epidemiológica de Taubaté informa que foram registrados dois casos suspeitos de febre amarela em pacientes do município e um caso suspeito da doença em um paciente de Pindamonhangaba. Nos dois casos de Taubaté, houve histórico de viagens a locais com risco da doença. Os três pacientes estão internados em hospitais de Taubaté e o quadro de todos é estável.
O primeiro paciente de Taubaté é do sexo masculino e tem 38 anos. Ele foi internado no dia 21 de janeiro e esteve na cidade de Passos (MG).  O segundo paciente do município é do sexo masculino, tem 12 anos, e viajou para a cidade de Alagoa (MG). Este jovem foi internado no dia 23 de janeiro.
O paciente de Pindamonhangaba também é do sexo masculino e tem 41 anos. Ele foi internado em 21 de janeiro.
Primatas
 A Vigilância Epidemiológica também confirma o resultado positivo para febre amarela Silvestre em um macaco encontrado morto ao final do ano passado no bairro do Areão. Amostras do caso mais recente, de um primata morto na Vila Costa, ainda está em análise no Instituto Adolfo Lutz.
De acordo com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Taubaté, entre fevereiro do ano passado e janeiro deste ano foram enviadas amostras de 12 animais para análise no instituto. Foram 10 casos negativos, 1 caso positivo e outro em análise.
 Campanha
Uma estrutura envolvendo 27 unidades de saúde e 200 profissionais foi montada para o atendimento à população de Taubaté durante a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela com as doses fracionadas.
A campanha começa na quinta-feira, dia 25 de janeiro, e segue até 17 de fevereiro. Durante o período da campanha, as unidades vão funcionar sem intervalo de almoço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Além disto, quatro unidades estarão com horário estendido de atendimento ao público, até as 20h. São elas as UBS Mais Independência, Fazendinha, Mourisco e Aeroporto.
Na zona rural, serão quatro postos fixos montados nas unidades do Barreiro, Monjolinho, Pinheirinho e Registro. Em 3 e 17 de fevereiro, os “dias D” da campanha, está prevista a participação de 15 equipes volantes em atividades casa a casa na zona rural, considerada prioritária para a vacinação. Não vai haver vacinação na zona urbana nestes dias.
O objetivo da campanha é garantir uma cobertura vacinal equivalente a 95% da população de Taubaté.
Campanha de vacinação contra febre amarela
Dias: de 25 de janeiro a 17 de fevereiro
Zona urbana (de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30)
Pamo Ana Rosa
Pamo Baronesa
Pamo Belém
Pamo Bonfim
Pamo Cidade Jardim
ESF Esplanada Santa Terezinha
Pamo Estiva
Pamo Estoril
UBS Mais Gurilândia
Pamo Imaculada
Pamo Jaraguá
ESF Marlene Miranda
Pamo Quiririm
Pamo Santa Isabel
ESF Santa Tereza
Pamo São Carlos
Pamo São João
Pamo São Pedro
Pamo Três Marias II
Zona urbana (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h)
UBS Mais Aeroporto
UBS Mais Fazendinha
UBS Mais Independência
UBS Mais Mourisco
Zona rural (de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30)
ESF Barreiro
ESF Monjolinho
ESF Pinheirinho
Pamo Registro

LEAVE A REPLY