Taubaté: processo de compensação ambiental é coordenado pela Prefeitura

0

PMT – A Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté coordenou, na última terça-feira, dia 16 de janeiro, uma ação de compensação ambiental realizada pela concessionária CCR Nova Dutra no bairro do Estoril.

Técnicos da secretaria indicam as áreas verdes do município para que recebam ações de plantio e manutenção decorrentes de processos de compensação ambiental. A determinação é para que, a cada espécie suprimida, outras cinco sejam plantadas. Nesta ação foram plantadas 280 mudas por conta de um processo de compensação ambiental da CCR Nova Dutra para expansão de suas estradas.
No local, por se tratar de área remanescente de Cerrado, uma das exigências foi do plantio de espécies nativas desse bioma. Durante o plantio, também houve a participação da comunidade, que vem solicitando apoio da prefeitura para recuperação das áreas verdes no bairro.
Além da ação do dia 16 de janeiro, estão previstos outros plantios referentes a  processos de compensação ambiental de empresas diversas , a fim de garantir a efetiva recuperação e conservação de aproximadamente 8,6 hectares somente naquela região. As ações preveem, além do plantio, a manutenção da área, por parte da empresa, durante um período de dois anos ou até que seja alcançada a autossuficiência das espécies.
A Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté avalia que ações deste tipo proporcionem a neutralização do equivalente a 22 toneladas de CO2 por ano, o que colabora com a redução dos impactos do efeito estufa. Outro ponto positivo é a melhoria da infiltração de água no solo e das condições hídricas do rio Piracangaguá, que passa pelo Estoril, após a efetivação de todos os plantios previstos nas áreas verdes.

LEAVE A REPLY