Instagram Fitness: Saúde ou Doença? | Nutricionista Carmela Domine

0

Atualmente estamos cercados de uma série de mídias sociais e televisivas que incitam dietas e a busca pelo corpo ideal, principalmente os famosos Instagram fitness!

São celebridades, pessoas famosas de vários segmentos que infelizmente insistem em disseminar conteúdo sobre nutrição de maneira irresponsável!

Mas quais os prejuízos? As pessoas pensam que tudo bem realizar dietas mirabolantes prescritas por famosas na internet, pois não há riscos sérios caso não dê certo, mas isto não é verdade!

A cada dia cresce o número de indivíduos com transtornos alimentares, transtornos de imagem corporal, excesso de peso e na mesma medida cresce o número de Instagram e páginas sobre dieta e sobre corpo perfeito! Será que não tem algo errado aí?

Você já parou para pensar sobre o que é um corpo perfeito? Se as pessoas são tão diferentes, de cores, formas, cabelos, olhos, várias características distintas, como podemos ser pretensiosos a ponto de ditar um padrão mundial?

Será mesmo que uma única dieta serve para todas as pessoas, sendo que temos gastos calóricos diferentes, preferências alimentares , necessidades nutricionais, horários, enfim …. estilos de vida completamente opostos e que mesmo assim podem-se resumir em uma mesma dieta que exclui carboidratos de maneira inconsequente e aumenta gorduras e proteínas?

Já parou para pensar em como uma pessoa se sente modificando bruscamente todos seus hábitos sem considerar todas essas questões?

As consequências disso é que a cada dia mais, meninas e meninos no mundo todo
procuram atingir esses padrões de estética a qualquer custo, colocando em risco a sua saúde, sua qualidade de vida e até mesmo a sua vida!
Se você ainda acha tudo isso bobeira, você já parou para pensar o quanto horrível pode
ser você ter medo e vergonha de comer em público por achar que as pessoas estão olhando?
Já parou para pensar em como sua vida pode ficar caso você não consiga procurar um emprego por conta da sua imagem? (por achar que não cabe nos padrões mentirosos).

Já parou para pensar como pode ser sofrido se sentir avulso em uma sociedade que parece ignorar que as pessoas tem formas diferentes uma das outras?

Se você ainda não está convencido, pare para analisar o sentimento que você tem quando olha sua timeline repleta de bumbuns perfeitos, barrigas irrealmente retas, e peles tão lisas que parece que uma infância com joelhos machucados nunca existiu!

Todas essas imagens e aparência de uma vida “saudável” apenas causa frustração, ansiedade e incita transtornos e até mesmo o excesso de peso!

Porquê?
Você pensa que só você não consegue, que só você come sorvete, que só você
gosta de brigadeiro, quando não é verdade!
Sempre digo aos meus pacientes: “Você publicaria no facebook caso estivesse fazendo algo que não se orgulha?”

Lembre-se sempre disso, além dos filtros fotográficos, programas de edição que deixam as fotos perfeitas e irreais, os “instagrans” fitness possuem um outro filtro muito mais perigoso que você não deve se esquecer: só é postado o que quer ser mostrado, o que nem sempre pode ser real! Pense nisso e cogite até fazer uma “faxina” em suas redes sociais para aí sim buscar uma vida, corpo e mente, mais saudáveis dentro de suas próprias possibilidades!

LEAVE A REPLY

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.