Taubaté vacina 1.100 contra febre amarela em um dia

0

Em apenas um dia, o estoque de 1.300 doses da vacina contra a febre amarela, recebido pela Prefeitura de Taubaté, foi praticamente esgotado. Para esta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, restam menos de 200 doses ainda disponíveis nos Pamos (Posto de Atendimento Médico Odontológico) Cidade Jardim e Jardim Mourisco. A UBS Mais (Unidade Básica de Saúde) Fazendinha, no Três Marias, zerou os estoques na tarde de quarta-feira, dia 8.

A Vigilância Epidemiológica de Taubaté vai entrar em contato com a regional do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) nesta quinta para se informar sobre a previsão do repasse de novas doses.

Desde o início do ano, uma média de 180 pessoas vinha recebendo diariamente doses da vacina contra a febre amarela. Somente na quarta-feira foram aplicadas cerca de 1.100 doses.

Para evitar o desabastecimento da vacina, que é repassada pelo Ministério da Saúde aos estados e, posteriormente, aos municípios, a Secretaria de Saúde de Taubaté alerta para a sua aplicação em caso de real necessidade.

A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses e pacientes em tratamento de câncer, entre outros.

A população que não vive na área de recomendação ou não vai se dirigir a essas áreas não precisa buscar a vacinação neste momento. De acordo com a última listagem publicada pelo Ministério da Saúde, nenhum município do Vale do Paraíba é classificado como ACRV (Área com Recomendação de Vacina) ou ACRT (Área com Recomendação Temporária de Vacina).

LEAVE A REPLY

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.