Pousada de Campos do Jordão tem prejuízo de R$ 50 mil após fortes chuvas

0
A forte chuva que atingiu Campos de Jordão causou um prejuízo de cerca de R$ 50 mil em uma pousada de Campos do Jordão (SP) na noite desta segunda-feira (6). Além dos prejuízos materiais, 80% das reservas feitas para o carnaval serão canceladas.

De acordo com o proprietário da pousada, localizada no Vila Britânia, choveu por cerca de uma hora, mas o pico da chuva durou cerca de 15 minutos e causou os prejuízos. Cinco dos sete chalés e uma casa ficaram totalmente alagados.

“A água chegou a um metro e meio. Quando a água baixou, fui ver o prejuízo e havia lama nos quartos, ficou tudo destruído. Geladeiras, camas, roupa de camas novinhas, paredes, talheres, eletrônicos”, contou Tomas Velasco.

Ele começou a administrar a pousada há 20 dias e todos os itens eram novos porque a pousada só seria inaugurada no Carnaval. Apenas dois chalés estavam disponíveis e parte das reservas já tinham sido pagas pelos hóspedes.

“Agora vou ter que devolver esse valor para cancelar e arcar com todos os prejuízos para refazer a pousada. Hoje alguns amigos estão me ajudando porque tem muito mato, lama. As lâmpadas queimaram todas, telefone já não funciona. Agora vou ter que trabalhar o ano inteiro para recuperar o que perdi em 15 minutos”, disse.

Agora, o proprietário da pousada pretende tentar reestruturar o local para o feriado de Páscoa. “A pousada existe há 76 anos e nesse período nunca houve nada assim. Eu ainda tenho a pousada para tentar recuperar o prejuízo mas tem muita gente aqui no bairro que perdeu tudo e não tem nem onde dormir. É muito triste”, completou.

Chuva
Quarenta famílias do bairro Vila Britânia em Campos do Jordão ficaram desalojadas depois da tempestade que atingiu a cidade. Segundo a Defesa Civil, a cidade registrou 78 milímetros de chuva em uma hora – o esperado para 20 dias. O nível da represa do bairro subiu e causou alagamento. As famílias retornaram aos imóveis ao amanhecer.

A chuva começou por volta das 22h. A represa ficou um metro acima do nível e arrastou parte da vegetação das margens, o que entupiu galerias e provocou a cheia durante a madrugada.

A situação mais crítica foi na Vila Britânia, onde a cheia atingiu a casa de 40 famílias. A água invadiu os imóveis subindo a uma altura de até um metro. Os moradores tiveram que sair das moradias por cerca de 2 horas.

A Prefeitura de Campos do Jordão informou que ofereceu às famílias afetadas pela inundação 12 colchões, cobertores e alimentos. Segundo a administração, a situação havia sido normalizada na tarde desta terça-feira.

Via Globo.com

LEAVE A REPLY

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.