SJC: Feira de adoção de cães e gatos vai ser neste sábado

0

A Prefeitura de São José dos Campos promove neste sábado (28), das 8h30 às 13h30, uma feira de adoção de cães e gatos. O evento será no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que fica na Rua Rua George Willians, 581, Parque Industrial. Estarão disponíveis para adoção 53 cães (22 filhotes) e 15 gatos (7 filhotes).

Do total, 12 cães e um gato possuem algum tipo de deficiência física por amputação de membros decorrente de atropelamentos ou maus tratos. Agora, recuperados e reabilitados pelos profissionais da Prefeitura, eles aguardam um lar, em que possam receber atenção, carinho e cuidados redobrados.

O Centro de Controle de Zoonoses têm 150 animais no canil, muitos deles sob tratamento com veterinário. O interessado em adotar um cão ou gato precisa ter mais de 18 anos. Basta comparecer à unidade e apresentar RG e CPF.

Existem dois tipos de adoção. O primeiro, para animais saudáveis e castrados, que são a maioria. No local, é preenchido um termo, em que a pessoa toma ciência dos cuidados e da posse responsável: manter o bicho de estimação devidamente vacinado, vermifugado, abrigado e alimentado adequadamente.

O outro tipo é para filhotes, que ainda não têm idade para ser castrados (menos de 6 meses) ou animais especiais (que portam doenças crônicas ou físicas), que exigem cuidados maiores para a manutenção da saúde. Neste caso, é feito um termo de adoção direcionada, no qual há compromissos com o CCZ para que sejam feitas a castração e tomados os cuidados preservados.

Em ambas as situações, é permitido um período de experiência por 15 dias, para avaliação e adaptação aos novos donos e à moradia. Após isso, o animal é considerado, de fato, adotado e não há possibilidade mais de devolução.

Fonte: PMSJC

Foto: Correio24Horas/Divulgação

LEAVE A REPLY

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.